Planejamento Estratégico Tático e Operacional são os três níveis de planejamento, cuja compreensão e utilização é essencial ao sucesso de qualquer empresa.
Inclusive, o planejamento desempenha um papel vital em qualquer estratégia de marketing bem-sucedida – se quiser ler mais sobre o plano de marketing, este artigo precisa estar na fila de leitura.
É por sua importância que, abaixo, exploraremos em detalhes o que cada um desses níveis implica, quais são as diferenças entre eles e como eles se relacionam na gestão de empresas.
Continue a leitura!
Quais são os 3 níveis de planejamento e suas definições?
Antes de mergulharmos em cada nível de planejamento, é importante entender as definições gerais e as diferenças entre o Planejamento Estratégico Tático e Operacional. Confira:
1.Planejamento Estratégico
O planejamento estratégico é o mais amplo e abrangente dos três níveis.
Sendo assim, ele envolve o estabelecimento de metas de longo prazo, a identificação da missão e visão da empresa, a análise do ambiente externo e interno e a definição de estratégias gerais para atingir os objetivos de negócios.
Desse modo, o planejamento estratégico define a direção global da organização e estabelece as bases para decisões futuras.
Exemplos de Planejamento Estratégico
Um exemplo é este: Uma empresa de tecnologia decide expandir sua presença global e tornar-se líder de mercado em inteligência artificial nos próximos cinco anos.
O planejamento estratégico envolve a definição de metas de longo prazo, a identificação de mercados-alvo e a alocação de recursos para alcançar essa posição de liderança.
Agora, para você fixar melhor:
Outro exemplo é o de um hospital regional, que desenvolve um plano estratégico para melhorar a qualidade dos serviços de saúde na comunidade.
Isso pode incluir a implementação de novas tecnologias médicas, parcerias com outras instituições de saúde e programas de conscientização.
2.Planejamento Tático
O planejamento tático fica no meio do caminho entre o estratégico e o operacional. Assim, ele se concentra em traduzir as metas de longo prazo em ações específicas.
Inclusive, isso envolve a alocação de recursos, a definição de metas e indicadores de desempenho intermediários e a coordenação das atividades em diferentes departamentos ou áreas da empresa.
Nesse sentido, o planejamento tático é mais detalhado que o estratégico, mas ainda se mantém em um horizonte de tempo intermediário.
Exemplos de Planejamento Tático
Ainda na empresa de tecnologia mencionada anteriormente, a equipe de marketing desenvolve um plano tático para lançar uma campanha publicitária específica visando aumentar a conscientização sobre um novo produto.
Isso pode envolver estratégias de mídia, eventos promocionais e campanhas online.
Já no hospital, a equipe de enfermagem pode criar um plano tático para melhorar os tempos de resposta e a eficiência nos serviços de emergência.
E isso pode incluir a implementação de treinamentos adicionais para a equipe de emergência e a otimização dos processos de atendimento.
3.Planejamento Operacional
O planejamento operacional é o nível mais detalhado e prático. Nesse sentido, ele se concentra na execução das tarefas diárias necessárias para atingir as metas estabelecidas no planejamento tático.
Dessa forma, envolve a definição de procedimentos, rotinas, e a alocação de recursos no curto prazo.
Além disso, o planejamento operacional é altamente específico e orientado para a ação. Por isso, aproveite e leia sobre eficácia e eficiência aqui, essenciais ao andamento das atividades na empresa.
Exemplos de Planejamento Operacional
Ainda dentro da campanha publicitária da empresa de tecnologia, o planejamento operacional pode incluir a elaboração de cronogramas detalhados para a produção de materiais de marketing, a coordenação de eventos e a gestão das redes sociais durante a campanha.
Já no hospital, o planejamento operacional pode envolver a criação de escalas de trabalho para garantir a presença adequada de pessoal em diferentes turnos, a gestão de estoques de suprimentos médicos e a implementação de protocolos específicos para situações de emergência.
Quais são os 3 níveis do Planejamento Estratégico?
Agora que entendemos as definições gerais, vamos aprofundar nosso conhecimento sobre os três níveis – Planejamento Estratégico Tático e Operacional:
1. Planejamento corporativo
O planejamento corporativo é o nível mais alto e abrangente do planejamento estratégico.
Assim, envolve a definição da missão, visão e valores da empresa, bem como a identificação dos principais objetivos de longo prazo.
Por isso, neste nível, as decisões afetam toda a organização e seu posicionamento no mercado. É comum que o planejamento corporativo abranja um período de 3 a 5 anos ou mais.
2. Planejamento de unidades de negócios
O planejamento a nível de unidades de negócios está focado em áreas específicas dentro da organização, como departamentos ou divisões.
Desse modo, é um nível mais detalhado do que o planejamento corporativo e envolve a definição de metas e estratégias que estejam alinhadas com os objetivos gerais da empresa.
Nesse contexto, as decisões são mais orientadas para os departamentos e equipes e cobrem um período de 1 a 3 anos.
3. Planejamento funcional
O planejamento funcional é o nível mais prático e direto do planejamento estratégico.
Sendo assim, ele se concentra em atividades específicas dentro de um departamento ou área funcional, como marketing, vendas, produção, entre outros.
Dessa forma, o planejamento funcional define as ações diárias ou semanais que levarão à realização das metas de negócios de curto prazo. Normalmente, cobre um período de 1 ano ou menos.
São três os níveis de planejamento?
Sim, são três os níveis de Planejamento Estratégico Tático e Operacional.
Inclusive, cada um desses níveis possui um propósito distinto e contribui para a conclusão bem-sucedida das metas gerais da organização.
Ainda, há quem considere um quarto tipo, de forma que esta seja uma dúvida comum na internet. Então, vamos reformular a pergunta:
Quais são os 4 tipos de planejamento?
É importante conhecer outro tipo de planejamento, além dos três níveis de planejamento que já citamos. Por isso, veja se agora você já compreende melhor – aproveite e confira o quarto tipo:
1. Planejamento Estratégico
Como já mencionamos, o planejamento estratégico é o tipo mais amplo e abrange a visão global da organização.
Assim, ele lida com a definição de metas de longo prazo, identificação de oportunidades e ameaças, e estabelecimento de estratégias para o crescimento e a sustentabilidade do negócio.
2. Planejamento Tático
O planejamento tático se concentra em metas de médio prazo e nas ações necessárias para alcançá-las.
Desse modo, envolve a alocação de recursos e a coordenação de departamentos ou unidades de negócios para atingir as metas de médio prazo estabelecidas.
3. Planejamento Operacional
O planejamento operacional é altamente detalhado e orientado para a execução das atividades diárias.
Assim, ele se concentra nas tarefas, procedimentos e recursos necessários para alcançar as metas de curto prazo.
4. Planejamento Contingencial
Este parece algo novo, não é?
Mas não é. O planejamento contingencial envolve a preparação para situações imprevistas ou de crise.
Nesse sentido, ele se concentra em desenvolver estratégias alternativas para lidar com eventos inesperados que possam afetar a organização e deixá-la em risco, ou numa realidade pior.
O que é Planejamento Operacional exemplos?
Para entender melhor o conceito de planejamento operacional, é útil considerar alguns exemplos concretos:
- Gestão de estoque: Em um supermercado, o planejamento operacional inclui a definição de quantos produtos de cada tipo devem ser encomendados, recebidos e exibidos nas prateleiras diariamente para atender à demanda dos clientes;
- Atendimento ao cliente: Em uma central de atendimento ao cliente, o planejamento operacional envolve a alocação de funcionários para turnos específicos, a definição de scripts para atender chamadas e a programação de pausas e intervalos;
- Produção em uma fábrica: Em uma fábrica, o planejamento operacional determina a quantidade de produtos que deve ser fabricada em determinado período, a atribuição de tarefas aos operadores de máquinas e a manutenção preventiva regular;
- Campanha de marketing digital: Em uma agência de marketing, o planejamento operacional para uma campanha de marketing digital envolve a criação de cronogramas para a publicação de conteúdo, a definição de orçamentos de publicidade, o acompanhamento do desempenho e a otimização contínua.
Qual é a definição de Planejamento Tático?
Como você já viu por aqui, o planejamento tático é o nível intermediário do planejamento. Inclusive, concentra-se na tradução das metas de longo prazo (definidas no planejamento estratégico) em ações práticas.
Assim, ele envolve a alocação de recursos, a coordenação de esforços e a definição de metas intermediárias.
Dessa forma, o planejamento tático é essencial para garantir que a estratégia da empresa seja implementada com sucesso.
No contexto do marketing, o planejamento tático pode incluir a definição de campanhas de marketing, o planejamento de eventos, a alocação de orçamento para publicidade e a criação de planos de ação para atingir metas específicas, como aumentar as vendas ou a visibilidade da marca.
Conceitos essenciais a uma boa gestão
Planejamento Estratégico Tático e Operacional são partes essenciais da gestão de uma empresa, permitindo que ela estabeleça uma direção clara, traduza metas em ações específicas e execute tarefas diárias de maneira eficiente.
Dessa forma, compreender a interconexão entre esses níveis de planejamento é fundamental para o sucesso a longo prazo de qualquer organização, especialmente no cenário desafiador do mercado moderno.
Portanto, ao aplicar esses conceitos de planejamento em suas estratégias (de marketing, de branding), sim! você estará bem posicionado para alcançar e superar suas metas de negócios.
Então, me conta: Este conteúdo te ajudou? Agora, aproveite e confira os próximos. Assim, você estará mais preparado para os desafios que virão pela frente.