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Tendências de marketing digital para 2024: confira!

tendências de marketing digital para 2024

Tendências de marketing digital para 2024:

Quando termina o ano, vem aquela curiosidade de entender o que vai mexer com o mercado nos próximos doze meses. E isso não é à toa.

Afinal, se manter por dentro das novidades é a chave pra seguir em alta, lançar ideias fora da caixa e mandar bem nos negócios.

Então, será que além da IA (Inteligência Artificial), tem outras grandes apostas para 2024?

A resposta é: Sim, tem – e a gente compartilha e comenta nesse artigo. Por isso, aproveite e confira!

Tendências:

O que esperar do marketing em 2024?

Segundo pesquisas recentes, algumas tendências de marketing digital para 2024 são:

1.IA se consolidando

Inteligência Artificial ganhando cada vez mais espaço, até mesmo como ferramenta de aumento da produtividade;

2.Mensagem direta

Os canais de mensagem direta (DM) nas redes sociais com conteúdos personalizados ganharão mais força;

3.Marketing de comunidade

O marketing de comunidade continuará sendo uma aposta para atrair público nichado e engajado;

4.Branding

O Branding ganhará mais atenção das marcas, e uma aposta é unir os times de Branding e Performance para potencializar os resultados;

5.Inteligência de dados

A prioridade deverá estar em Inteligência de Dados, para otimizar ainda mais os ganhos das empresas, principalmente porque será o fim dos cookies de terceiros.

Quais são as tendências para 2024?

Pode soar repetitivo, mas a Inteligência Artificial e a tecnologia de forma geral são tendências em todas as áreas.

Agora, em pesquisa realizada pela RD Station, 73% dos participantes entende que a IA como ferramenta de produtividade é a principal tendência de Marketing para os próximos anos.

Outras tendências importantes:

A pesquisa ainda vai além e apresenta outras tendências importantes:

1.Grupos e comunidades

Os grupos de transmissão no Instagram e as Comunidades no Whatsapp continuarão em alta;

2.TikTok ganha força

O Tiktok seguirá ganhando força – e já é a 5ª plataforma mais acessada pelos brasileiros.

Ainda, sozinha, a rede social somou 16 bilhões de visualizações em vídeos no primeiro semestre de 2023 no Brasil, mais do que Facebook, Instagram e X (antigo Twitter) juntos;

3.Branding ganha maior foco

O Branding é outra estratégia que está ganhando maior foco de empresas e profissionais de Marketing, adquirindo contornos mais tangíveis e deixando de ser encarada apenas como resultado a longo prazo;

4.Dados como prioridade

A análise de dados deverá ser prioridade, uma vez que os times, incluindo os de Marketing, têm sido cada vez mais cobrados por performance.

Qual vai ser o futuro do marketing digital?

O marketing digital continuará crescendo de forma mais madura. Quem quer começar, saiba que precisa se profissionalizar.

Além disso, um dos pontos importantes do futuro do marketing digital será mesmo a Inteligência Artificial.

Nesse sentido, precisaremos entender a forma mais eficiente de incluir essas ferramentas em nossa rotina de trabalho.

Inclusive, algumas formas de encontrar oportunidades para incluir a IA na rotina de forma mais eficaz e eficiente são:

  • Mapear as atividades repetitivas que tomam tempo do time; e
  • Encontrar ferramentas criadas para fins específicos, ou mesmo treiná-las a partir das necessidades do negócio.

Qual a nova onda do marketing digital?

Como você já pôde ver, a nova onda do marketing digital tem a ver com a Inteligência Artificial e tudo que vem junto com ela.

Ou seja, criação de imagens, áudios e vídeos a partir de textos, criação de artigos, e-books, infográficos e apresentações instantâneas também.

Além disso, a monetização desses materiais, tanto com vendas, quanto ao disponibilizar espaços de publicidade dentro de blogs e plataformas de vídeo (como o Youtube) seguirá com força, como acontece através do Adsense.

Continuará em alta:

O que existe no marketing digital agora e continuará em alta são:

  • As parcerias e colaborações, entre marcas, empresas e até criadores de conteúdo, para chamar a atenção e alcançar novos públicos;
  • A hipersegmentação e personalização, uma vez que cerca de 69% das empresas, a nível global, estão aumentando os investimentos na personalização para engajar e reter clientes (Fonte: Twilio Segment);
  • O conteúdo original e leve, que sempre esteve no radar das marcas, mas, que nos últimos anos, se sobrepôs às narrativas pouco originais e conteúdos repetitivos.

Inclusive, para a Kantar, o ano que vem marcará a retomada do humor na publicidade – e isso fica claro quando a empresa analisa os anúncios mais criativos e efetivos do último ano segundo os próprios consumidores. 

Além disso, outra tendência é que existam cada vez mais ferramentas e recursos disponíveis não só para registrar dados de Marketing, como também para facilitar a geração de insights.

Afinal, de nada adianta ter acesso a um conjunto rico de dados se não soubermos como usá-los.

IA como protagonista

As tendências de marketing digital para 2024 apontam para um cenário onde a Inteligência Artificial se destaca como protagonista, influenciando desde a criação de conteúdo até a análise de dados.

Inclusive, a maturidade do marketing digital continuará ganhando força, com a IA sendo incorporada de maneira eficiente para otimizar rotinas de trabalho e impulsionar resultados.

Além disso, a nova onda do marketing digital se alinha com a Inteligência Artificial, abrangendo a criação instantânea de imagens, áudios e vídeos a partir de textos, como também a monetização desses materiais.

Agora me conta: Será que vale a pena manter essas tendências no radar e começar a se preparar antes do ano começar?

Se você gostou do conteúdo, aproveite e leia os próximos artigos!

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