Tendências de marketing digital para 2024:
Quando termina o ano, vem aquela curiosidade de entender o que vai mexer com o mercado nos próximos doze meses. E isso não é à toa.
Afinal, se manter por dentro das novidades é a chave pra seguir em alta, lançar ideias fora da caixa e mandar bem nos negócios.
Então, será que além da IA (Inteligência Artificial), tem outras grandes apostas para 2024?
A resposta é: Sim, tem – e a gente compartilha e comenta nesse artigo. Por isso, aproveite e confira!
Tendências:
O que esperar do marketing em 2024?
Segundo pesquisas recentes, algumas tendências de marketing digital para 2024 são:
1.IA se consolidando
Inteligência Artificial ganhando cada vez mais espaço, até mesmo como ferramenta de aumento da produtividade;
2.Mensagem direta
Os canais de mensagem direta (DM) nas redes sociais com conteúdos personalizados ganharão mais força;
3.Marketing de comunidade
O marketing de comunidade continuará sendo uma aposta para atrair público nichado e engajado;
4.Branding
O Branding ganhará mais atenção das marcas, e uma aposta é unir os times de Branding e Performance para potencializar os resultados;
5.Inteligência de dados
A prioridade deverá estar em Inteligência de Dados, para otimizar ainda mais os ganhos das empresas, principalmente porque será o fim dos cookies de terceiros.
Quais são as tendências para 2024?
Pode soar repetitivo, mas a Inteligência Artificial e a tecnologia de forma geral são tendências em todas as áreas.
Agora, em pesquisa realizada pela RD Station, 73% dos participantes entende que a IA como ferramenta de produtividade é a principal tendência de Marketing para os próximos anos.
Outras tendências importantes:
A pesquisa ainda vai além e apresenta outras tendências importantes:
1.Grupos e comunidades
Os grupos de transmissão no Instagram e as Comunidades no Whatsapp continuarão em alta;
2.TikTok ganha força
O Tiktok seguirá ganhando força – e já é a 5ª plataforma mais acessada pelos brasileiros.
Ainda, sozinha, a rede social somou 16 bilhões de visualizações em vídeos no primeiro semestre de 2023 no Brasil, mais do que Facebook, Instagram e X (antigo Twitter) juntos;
3.Branding ganha maior foco
O Branding é outra estratégia que está ganhando maior foco de empresas e profissionais de Marketing, adquirindo contornos mais tangíveis e deixando de ser encarada apenas como resultado a longo prazo;
4.Dados como prioridade
A análise de dados deverá ser prioridade, uma vez que os times, incluindo os de Marketing, têm sido cada vez mais cobrados por performance.
Qual vai ser o futuro do marketing digital?
O marketing digital continuará crescendo de forma mais madura. Quem quer começar, saiba que precisa se profissionalizar.
Além disso, um dos pontos importantes do futuro do marketing digital será mesmo a Inteligência Artificial.
Nesse sentido, precisaremos entender a forma mais eficiente de incluir essas ferramentas em nossa rotina de trabalho.
Inclusive, algumas formas de encontrar oportunidades para incluir a IA na rotina de forma mais eficaz e eficiente são:
- Mapear as atividades repetitivas que tomam tempo do time; e
- Encontrar ferramentas criadas para fins específicos, ou mesmo treiná-las a partir das necessidades do negócio.
Qual a nova onda do marketing digital?
Como você já pôde ver, a nova onda do marketing digital tem a ver com a Inteligência Artificial e tudo que vem junto com ela.
Ou seja, criação de imagens, áudios e vídeos a partir de textos, criação de artigos, e-books, infográficos e apresentações instantâneas também.
Além disso, a monetização desses materiais, tanto com vendas, quanto ao disponibilizar espaços de publicidade dentro de blogs e plataformas de vídeo (como o Youtube) seguirá com força, como acontece através do Adsense.
Continuará em alta:
O que existe no marketing digital agora e continuará em alta são:
- As parcerias e colaborações, entre marcas, empresas e até criadores de conteúdo, para chamar a atenção e alcançar novos públicos;
- A hipersegmentação e personalização, uma vez que cerca de 69% das empresas, a nível global, estão aumentando os investimentos na personalização para engajar e reter clientes (Fonte: Twilio Segment);
- O conteúdo original e leve, que sempre esteve no radar das marcas, mas, que nos últimos anos, se sobrepôs às narrativas pouco originais e conteúdos repetitivos.
Inclusive, para a Kantar, o ano que vem marcará a retomada do humor na publicidade – e isso fica claro quando a empresa analisa os anúncios mais criativos e efetivos do último ano segundo os próprios consumidores.
Além disso, outra tendência é que existam cada vez mais ferramentas e recursos disponíveis não só para registrar dados de Marketing, como também para facilitar a geração de insights.
Afinal, de nada adianta ter acesso a um conjunto rico de dados se não soubermos como usá-los.
IA como protagonista
As tendências de marketing digital para 2024 apontam para um cenário onde a Inteligência Artificial se destaca como protagonista, influenciando desde a criação de conteúdo até a análise de dados.
Inclusive, a maturidade do marketing digital continuará ganhando força, com a IA sendo incorporada de maneira eficiente para otimizar rotinas de trabalho e impulsionar resultados.
Além disso, a nova onda do marketing digital se alinha com a Inteligência Artificial, abrangendo a criação instantânea de imagens, áudios e vídeos a partir de textos, como também a monetização desses materiais.
Agora me conta: Será que vale a pena manter essas tendências no radar e começar a se preparar antes do ano começar?
Se você gostou do conteúdo, aproveite e leia os próximos artigos!