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Comunicação em marketing: o que é?

comunicação em marketing

Comunicação em marketing é justamente o que pode impulsionar a percepção de valor dos seus produtos e serviços.

Afinal, não basta criar e entregar valor aos clientes; é preciso comunicá-lo.

Daí vem a importância da comunicação em marketing, que é um dos 4Ps (ou mix de marketing), sendo eles: Produto, Preço, Praça e Promoção.

E é da Promoção (comunicação) que falaremos neste artigo.

Por isso, se o tema é do seu interesse, aproveite e continue a leitura!

O que é a comunicação no marketing?

Enquanto o marketing tem como objetivo tornar os esforços de venda desnecessários, a comunicação tem por objetivo transmitir o valor que será entregue através de uma solução.

Então, ela é a forma como o produto será anunciado ao público-alvo – e isso faz toda a diferença.

Confira algumas de suas características:

Características

A promoção (comunicação no marketing) engloba todas as atividades que visam informar, persuadir e influenciar a decisão de compra do consumidor.

E ela não se limita apenas à publicidade, mas abrange também as relações públicas, as vendas pessoais, a promoção de vendas e o marketing direto.

Inclusive, era comum Philip Kotler, considerado o pai do marketing, destacar a importância da Comunicação Integrada de Marketing, que é a coordenação estratégica de todas as mensagens de marketing para garantir uma abordagem coesa e consistente.

Ou seja, segundo ele, a publicidade, as relações públicas, as vendas pessoais e outras formas de promoção devem trabalhar juntas para criar uma mensagem unificada.

Conheça outras características importantes:

Mix de promoção

Kotler também propôs o uso de uma variedade de ferramentas de promoção, formando o chamado mix de promoção. E ele inclui:

Publicidade

Uso de meios pagos para transmitir mensagens promocionais.

Vendas pessoais

Comunicação direta e interativa entre vendedores e compradores.

Promoção de vendas

Incentivos de curto prazo para estimular a compra.

Relações públicas

Estratégias para construir e manter boas relações com diversos públicos.

Agora, as características abaixo também são tão importantes quanto (ou mais):

Compreensão do público-alvo

Kotler enfatiza a importância de entender o público-alvo para adaptar as mensagens promocionais de acordo com as necessidades e preferências específicas do consumidor.

Avaliação de resultados

Ele recomenda a avaliação constante dos resultados das atividades promocionais para ajustar estratégias conforme necessário.

E isso envolve o monitoramento de métricas relevantes para garantir que os objetivos de marketing estejam sendo alcançados.

Adaptação às mudanças do ambiente

Kotler reconhece a importância de adaptar as estratégias promocionais às mudanças no ambiente de marketing, como tecnologia, concorrência e comportamento do consumidor.

Não é à toa que estudamos muito o mercado, no marketing.

Quais são os tipos de comunicação no marketing?

No universo do marketing, a comunicação se desdobra em diversos formatos e canais, cada um desempenhando um papel muito importante.

Sendo assim, confira os principais:

1.Comunicação online

A comunicação online é uma das formas mais dinâmicas e interativas de se conectar com o público, além de ser bem ampla.

Por meio de sites, redes sociais, blogs, e-mails e outras plataformas digitais (como aplicativos), as empresas podem alcançar uma audiência global.

Inclusive, ela permite a personalização das mensagens, interação direta com os consumidores e a utilização de análises de dados para ajustar estratégias em tempo real.

2.Jornais e revistas

A comunicação por meio de jornais e revistas é mais tradicional, mas continua a desempenhar um papel significativo.

Nesse contexto, esses veículos permitem que as empresas contem histórias mais detalhadas e profundas sobre seus produtos ou serviços.

Inclusive, a comunicação impressa muitas vezes é associada à credibilidade, sendo uma opção valiosa para estabelecer a autoridade da marca e atingir públicos mais maduros.

3.Televisão

A televisão ainda é um poderoso meio de comunicação de massa, capaz de alcançar grandes audiências em todo o mundo.

E os comerciais proporcionam um impacto visual e auditivo, permitindo que as marcas transmitam emoções e contem histórias de maneira envolvente.

É claro que depende do público-alvo (assim como os outros meios), mas é uma forma bem interessante de transmitir sua mensagem e promover seus produtos, principalmente se você pode arcar com investimentos maiores.

4.Outdoors

Os outdoors são formas de comunicação que oferecem visibilidade instantânea.

Inclusive, a comunicação em outdoors geralmente é concisa e impactante visualmente, buscando capturar a atenção do público em poucos segundos.

No entanto, eles vêm sofrendo forte impacto, uma vez que o público está mais interessado no celular e em dispositivos móveis no geral, não sendo algo amplamente indicado.

Mas há exceções de locais onde anunciar outdoor é muito bacana!

5.Rádio

A comunicação no rádio é um meio que oferece versatilidade e mobilidade.

Nesse sentido, o rádio atinge os ouvintes em casa, no carro ou durante as atividades diárias.

No entanto, a criatividade nas mensagens é essencial, embora essa capacidade de adaptação permita segmentar audiências específicas de forma eficaz.

Qual a importância da comunicação no marketing?

A importância da comunicação no marketing é inquestionável.

Afinal, ela é um pilar do marketing e conecta produto e público-alvo, podendo surgir a partir dela laços duradouros com os clientes.

Inclusive, as empresas conseguem transmitir seus valores, diferenciais e mensagens através dela, criando uma identidade única que conecta com o coração dos consumidores.

Isso sem falar que a comunicação é a base sobre a qual se constrói a reputação da marca.

O que se estuda em comunicação e marketing?

Comunicação e marketing não são a mesma coisa.

Afinal, o marketing é uma área de negócios que engloba a comunicação em suas estratégias.

Já a comunicação social é uma área mais restrita composta por publicidade e jornalismo, por exemplo.

Assim, neles, se estuda pesquisa de mercado, comportamento do consumidor, ferramentas de marketing digital e até mesmo comunicação persuasiva, entre outras.

Quais os principais objetivos da comunicação de marketing?

Os objetivos da comunicação de marketing são múltiplos, indo desde aumentar a visibilidade da marca até estimular a fidelidade do cliente.

E estabelecer uma comunicação clara e consistente ajuda a construir uma imagem positiva.

Inclusive, a comunicação eficaz busca influenciar o comportamento do consumidor, levando-o a tomar decisões favoráveis à marca.

Quais são as formas de comunicação?

No universo do marketing as formas de comunicação, que citamos antes, são diversas e adaptáveis às necessidades de cada empresa.

Assim, para atingir seus objetivos, você precisa escolher as formas adequadas – que vão desde a publicidade tradicional até estratégias de marketing de conteúdo.

Inclusive, o marketing boca a boca, as redes sociais e o e-mail são outras ferramentas fundamentais para a comunicação atual:

  • O marketing de conteúdo é fundamental para construir confiança, demonstrar conhecimento e oferecer soluções para os problemas do público-alvo;
  • O marketing boca a boca é uma forma poderosa de marketing, pois as pessoas geralmente confiam nas opiniões de amigos, familiares e colegas mais do que em mensagens de marketing tradicionais;
  • Já as redes sociais oferecem uma maneira direta e interativa de se conectar com o público, além de serem um canal eficaz para construir relacionamentos e promover a marca;
  • E o e-mail marketing é uma ferramenta eficaz para manter um relacionamento contínuo com os clientes, entregando conteúdo relevante e personalizado.

Um processo estratégico que molda a percepção do consumidor

A comunicação em marketing é uma área extensa que vai além de apenas transmitir uma mensagem.

Ou seja, é um processo estratégico que molda a percepção do consumidor, impulsiona o engajamento e contribui para o sucesso empresarial.

Inclusive, entender e aplicar de forma eficaz os princípios da comunicação é o que diferencia as marcas que prosperam daquelas que ficam para trás.

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