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Esteira de produtos: amplie os seus resultados no digital

Esteira de produtos:

Neste artigo, você vai entender como funciona essa estratégia e como criar uma esteira de produtos digitais.

Também vai compreender por que sua empresa não pode ignorar os benefícios de ter uma esteira de produtos bem definida.

Se o tema lhe interessa, aproveite e continue a leitura!

Como funciona a esteira de produtos?

Funciona assim: Ao longo da esteira de produtos (ou da escada de valor), os consumidores são apresentados a produtos de entrada – low ticket, que funcionam como uma amostra do serviço e facilitam a adesão – e, à medida que avançam na esteira, conhecem ofertas mais complexas e valiosas.

Essa estratégia serve para aumentar as chances de conquistar novos clientes e construir relacionamentos de longo prazo, tornando a empresa cada vez mais centrada no cliente.

Oferecendo uma sequência lógica de produtos ou serviços, a esteira cria uma experiência contínua para o cliente, aumentando a probabilidade de compra (porque abrange diferentes necessidades) e a lealdade à marca.

Mas, afinal…

O que é esteira de produtos no marketing digital?

No marketing digital, a esteira de produtos é a aplicação estratégica dessa abordagem no ambiente online, aproveitando as ferramentas digitais para atrair, envolver, converter e reter clientes.

Russell Brunson, empreendedor e profissional de marketing reconhecido, chama de Escada de Valor.

Ela pode ter e-books, webinars, cursos online e produtos físicos.

A parte boa do marketing digital é poder personalizar a esteira de produtos com base no comportamento online dos consumidores, enriquecendo a experiência do cliente.

Como fazer uma esteira de produtos digitais?

Se você pretende criar uma esteira de produtos digitais, confira quais passos seguir:

1.Compreensão profunda do público-alvo

Antes de dar os primeiros passos na criação de uma esteira de produtos, é preciso se aprofundar na compreensão do seu público-alvo.

Não basta ter uma noção superficial; é necessário realizar uma análise dos dados demográficos, comportamentais e preferências do seu público.

Essa investigação detalhada servirá como base para personalizar de maneira eficaz a jornada do cliente.

Leia mais sobre persona aqui – a representação do cliente ideal.

2.Identificação estratégica dos pontos de contato

Mapear os pontos de contato entre o cliente e sua marca é um exercício estratégico.

Essa abordagem envolve reconhecer esses pontos de contato e compreender como eles se conectam.

Isso vai desde as plataformas de redes sociais e e-mails até o blog e outros canais relevantes para o seu público.

Uma visão 360 desses pontos proporciona uma compreensão mais profunda da jornada do cliente para que você possa melhorar a experiência dele. A ideia é encantá-lo.

3.Criação de conteúdo estratégico e relevante

Desenvolver conteúdo impactante é mais do que criar materiais educativos.

Cada conteúdo deve ser projetado para conectar com cada estágio da jornada do cliente.

Cada conteúdo tem a função de impulsionar a progressão do cliente para o próximo estágio da esteira.

Isso não é fácil; o primeiro ponto a ser definido é a estratégia, mas esse é um dos principais elementos que te posiciona como uma autoridade.

4.Automação inteligente de processos

As ferramentas de automação facilitam a entrega de conteúdo e também desempenham um papel decisivo no rastreamento das interações do cliente.

Elas permitem uma personalização contínua da experiência do cliente, tornando a jornada mais fluida e adaptada às necessidades de cada um.

5.Mensuração estratégica e ajustes contínuos

Analisar e mensurar o desempenho em cada etapa da jornada é essencial.

No entanto, o resultado vem da capacidade de sempre ajustar estratégias com base nos insights retirados dessas análises.

Por que ter uma esteira de produtos?

Quais são os principais benefícios?

Confira abaixo:

1.Maximização de conversões

Ao conduzir os clientes por uma jornada, a esteira de produtos aumenta as taxas de conversão.

Ela capta a atenção inicial e, de maneira consistente, guia os leads por um caminho, transformando-os em clientes satisfeitos.

A estrutura organizada da esteira cria uma transição suave, aumentando muito as chances de conversão em cada etapa da jornada.

2.Construção de relacionamentos duradouros

A esteira é uma ferramenta estratégica para construir relacionamentos duradouros.

Ao longo da jornada do cliente, ela proporciona oportunidades únicas para estabelecer conexões fortes entre ele e a marca.

Clientes que atravessam cada estágio da esteira realizam transações e também se tornam defensores fiéis da marca.

3.Otimização inteligente de investimentos de marketing

A esteira de produtos guia os clientes, mas, mais do que isso, orienta os investimentos de marketing.

Ao segmentar de forma inteligente o público-alvo e personalizar as ofertas em cada estágio da jornada, ela direciona recursos para as áreas de maior impacto.

Isso maximiza a eficácia das campanhas e assegura que cada investimento contribua para os objetivos da empresa.

4.Adaptação dinâmica no ambiente digital

A flexibilidade dessa estratégia permite ajustes em tempo real com base em análises de desempenho e feedback do cliente.

E essa capacidade de resposta imediata mantém a esteira relevante e atende às mudanças nas preferências e comportamentos dos consumidores.

Lembre-se: A adaptação da esteira é essencial para garantir que ela permaneça eficaz em meio às mudanças do mercado.

Uma ferramenta poderosa no arsenal de marketing

A esteira de produtos é uma ferramenta poderosa no arsenal de marketing. Ela proporciona uma abordagem estratégica para guiar os clientes desde o primeiro contato até a fidelização.

Compreendendo sua aplicação no marketing digital e as etapas para criá-la, você pode aproveitá-la em sua estratégia e maximizar seus resultados.

Foi por isso que resolvemos trazer este tema para você.

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