Posicionamento de marca é o conjunto de estratégias de comunicação voltadas para construir a percepção do público-alvo em relação a uma marca.
Inclusive, isso faz com que uma marca venha em primeiro lugar na mente do público-alvo quando ele pensa em algum termo, característica ou até mesmo ideia.
Além disso, é o que faz uma marca ser lembrada de forma positiva pelos clientes.
Quais são os 4 tipos de posicionamento?
Existem alguns tipos principais de posicionamento de marca.
Inclusive, ao compreendê-los, você pode desenvolver estratégias para posicionar a empresa e suas soluções de forma mais eficaz.
Nesse sentido, os principais tipos são estes, os quais você entenderá melhor ao longo do artigo:
- Posicionamento por preço;
- Posicionamento por diferenciação;
- Posicionamento por monopolização;
- Posicionamento por benefício.
Como uma marca deve se posicionar?
O posicionamento de marca não é algo imutável na estratégia das empresas.
Assim, o que ele precisa é de consistência, ser condizente com os valores propagados pela empresa e ser alinhado aos principais elementos de uma plataforma de marca.
Nesse sentido, estes elementos são: Tipografia, cores, imagens, elementos gráficos e tom de voz, entre outros componentes na gestão da marca.
Quais tipos de posicionamento?
Existem alguns tipos de posicionamento. No entanto, os principais aos quais você deve dar maior atenção são estes:
1.Posicionamento por preço
Posicionar uma marca pelo preço significa que a empresa é reconhecida pela quantia que o consumidor paga pelos seus produtos ou serviços.
Inclusive, isso pode ocorrer quando a empresa é associada ao melhor preço do mercado ou quando é percebida como uma marca de alto padrão/luxo.
Pensou em alguma marca aí?
O preço está diretamente ligado ao lucro da empresa. Aproveite e leia mais sobre isso.
Exemplo:
Uma marca de supermercado, que se posiciona como a opção mais econômica no mercado, oferecendo produtos a preços mais baixos do que os concorrentes.
2.Posicionamento por diferenciação
A estratégia de posicionamento por diferenciação entra em cena quando uma marca se destaca dos concorrentes ao oferecer algo único.
Nesse sentido, isso pode variar desde uma proposta de venda exclusiva até uma conexão emocional mais profunda com os clientes.
Exemplo:
A Apple se posiciona como uma marca de produtos eletrônicos premium, destacando o design elegante, a inovação tecnológica e a exclusividade dos seus produtos.
3.Posicionamento com base na monopolização
As estratégias fundamentadas na monopolização ocorrem quando uma empresa domina um setor por ser a única fornecedora de um determinado produto ou serviço, intencionalmente ou não.
Nesse contexto, a empresa pode influenciar significativamente as condições do mercado, assumindo uma posição dominante que lhe concede poder para determinar a precificação e a distribuição.
Exemplo:
A Microsoft, que detém uma posição dominante no mercado de sistemas operacionais para computadores pessoais, usa seu poder para oferecer uma ampla gama de produtos e serviços integrados.
4.Posicionamento por benefício
Outra abordagem é posicionar uma empresa com base nos benefícios que seus produtos ou serviços proporcionam aos consumidores, destacando-a da concorrência.
Inclusive, essa estratégia é especialmente eficaz em mercados com muitos produtos semelhantes.
Desse modo, comunicar de maneira clara os benefícios exclusivos da marca pode persuadir os clientes a escolhê-la.
Exemplo:
A Colgate, que se posiciona como uma marca de pasta de dentes que oferece benefícios específicos, como branqueamento, proteção contra cáries e hálito fresco.
São exemplos de estratégias de posicionamento?
Além das estratégias citadas anteriormente, também há outras estratégias básicas para se alcançar vantagem competitiva e destacar seu negócio no mercado, segundo Michael Porter.
São elas: Liderança em custos (custo total), diferenciação ou foco.
1.Custo total
Uma abordagem para obter vantagem competitiva é diferenciar-se pelo preço mais baixo, mantendo a qualidade.
Nesse contexto, a empresa busca se destacar ao oferecer preços mais atrativos do que seus concorrentes, mas sem comprometer a excelência.
Inclusive, para viabilizar isso, é essencial alcançar máxima eficiência operacional, sendo uma estratégia mais adequada para produtos padronizáveis e produzidos em escala – algo que contribui para a redução dos custos gerais.
2.Diferenciação
Outra estratégia competitiva de Porter é a diversificação, concentrando-se em introduzir no mercado produtos ou serviços inovadores, exclusivos ou únicos.
Por exemplo, marcas de alto e altíssimo padrão, como uma empresa de moda de luxo, diferenciam-se ao oferecer peças exclusivas, ganhando destaque na competição.
Inclusive, a diferenciação também envolve a atenção à experiência do cliente e à construção de marca, destacando-se por processos únicos capazes de encantar os clientes.
3.Foco
Outra vantagem competitiva de Porter é a estratégia de foco, onde o objetivo não é ser o mais barato ou exclusivo, mas sim o mais segmentado para cada público-alvo.
Afinal, ao concentrar-se em um nicho de mercado específico, a empresa pode atingir um público ainda não atendido totalmente pelos concorrentes.
Inclusive, essa diferenciação por enfoque pode ser orientada tanto para custo quanto para diferenciação, buscando oferecer um serviço ou produto de nicho único ou com o melhor preço em relação aos concorrentes.
Molde a maneira como sua empresa é percebida pelos clientes
O posicionamento de marca influencia demais na construção da percepção do público-alvo – e contribui para o alcance de uma posição de destaque no mercado.
Sobretudo, com um bom posicionamento de marca, as empresas têm a oportunidade de moldar a maneira como são percebidas pelos consumidores.
Inclusive, a flexibilidade do posicionamento de marca permite que as empresas se adaptem às mudanças no mercado, sem perder consistência com seus valores e elementos da plataforma de marca.
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