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Criação de marca: como funciona o processo?

criação de marca

Criação de marca: Como funciona? Você já se perguntou isso?

Pois é. Neste artigo, resolvi trazer como funciona a criação de marca, como acontece a gestão da mesma (chamada de branding), quanto custa construir uma marca – e muito mais.

Por isso, se o tema é do seu interesse, aproveite e continue a leitura!

Branding e criação de marca:

1.Como construir branding de marca?

Branding é mais sobre simplicidade e consistência (de mensagem, do visual e da frequência mesmo), do que fazer algo mirabolante e comunicar isso de forma extravagante.

Nesse sentido, uma boa gestão da marca envolve gerenciar as criações da marca (que você verá logo em seguida) e os processos – e adaptá-los às oportunidades do mercado, assim:

  • Adaptar posicionamento às oportunidades do mercado;
  • Gerenciar processos;
  • Garantir a comunicação efetiva da sua marca com todos os interessados no negócio;
  • Avaliar como sua marca é percebida pelos públicos-alvo;
  • Traçar planos para potencializar sua imagem a esses públicos.

Nesse contexto, o branding é um trabalho de longo prazo (que está começando a se transformar atualmente), mas que deixa inúmeros frutos.

Aliás, entenda melhor cada item citado anteriormente:

1.Adaptar posicionamento às oportunidades do mercado

A dinâmica do mercado está em constante mudança.

Então, a habilidade de adaptar o posicionamento da marca em resposta às oportunidades que surgem é fundamental para manter a relevância e a competitividade.

2.Gerenciar processos

A gestão de processos internos alinhada à estratégia da marca é decisiva.

Inclusive, isso abrange desde a produção eficiente de produtos ou serviços até a implementação de práticas que reforcem a identidade e os valores da marca.

3.Garantir a comunicação efetiva com todos os interessados no negócio

A comunicação constante e efetiva com todos os stakeholders, sejam clientes ou colaboradores, sejam fornecedores, é fundamental para manter a coerência e a transparência da marca, construindo relacionamentos sólidos.

4.Avaliar como sua marca é percebida pelos públicos-alvo

Monitorar a percepção da marca pelos públicos-alvo é uma prática muito importante.

Inclusive, isso envolve análises de feedback, pesquisas de mercado e outras ferramentas para garantir que a marca esteja alinhada às expectativas e necessidades do seu público.

5.Traçar planos para potencializar sua imagem a esses públicos

Com base nas avaliações, é necessário desenvolver estratégias para fortalecer a imagem da marca.

Inclusive, isso pode incluir a criação de campanhas de marketing específicas, aprimoramento da experiência do cliente ou ajustes na comunicação para gerar uma percepção mais positiva.

Agora, para ficar bem nítido para você, vamos ver como funciona o processo anterior ao branding.

2.Como funciona a criação de marca?

A criação de marca é um processo 360º que vai além de simples elementos visuais.

Afinal, a marca é a soma de todas as interações que temos com ela.

Desse modo, a criação de uma marca envolve:

  • Criar nome e logotipo;
  • Definir posicionamento;
  • Definir atributos, tom e voz;
  • Construir processos;
  • Mapear todos os interessados no negócio;
  • Planejar como a marca deve ser reconhecida.

Além disso, você pode utilizar o poder dos arquétipos na hora de pensar em sua marca e na comunicação dela.

Inclusive, entenda melhor cada item da criação de marca abaixo:

1.Nome e logotipo

Estabelecer um nome envolvente e um logotipo distintivo são os primeiros passos na criação de uma marca.

Inclusive, esses elementos visuais serão os pilares sobre os quais toda a identidade da marca será construída.

Por isso, faça um brainstorming sobre o que pode identificar facilmente você e seu negócio, pesquise junto ao público o que representa você e sua empresa.

E não se esqueça de verificar se a marca escolhida é registrada ou não no INPI.

2.Posicionamento

Posso dizer que definir o posicionamento da marca é sobre identificar o espaço que ela ocupará no mercado.

Inclusive, isso inclui entender como a marca se diferencia da concorrência, qual valor ela oferece e como será percebida pelo público-alvo.

3.Atributos, tom e voz

Além da estética visual, a personalidade da marca também importa.

Afinal, definir os atributos da marca, seu tom de comunicação e voz garantem consistência em todas as interações, criando uma conexão mais profunda e sustentável com o público.

4.Construir processos

A criação de processos internos alinhados à identidade da marca também é um ponto decisivo.

Nesse sentido, isso engloba desde a produção de produtos ou serviços até a forma como os funcionários representam a marca no dia a dia, assegurando uma experiência coesa.

5.Mapear todos os interessados no negócio

Identificar e compreender todos os interessados, sejam clientes ou colaboradores, sejam fornecedores ou outros stakeholders, é fundamental.

Dessa forma, isso permite adaptar as estratégias de marca para atender às expectativas e necessidades de cada grupo – e a marca está aí para isso.

6.Planejar como a marca deve ser reconhecida

Além de criar uma marca visualmente atraente, você precisa ter uma estratégia de como a marca será reconhecida e lembrada pelo público.

Nesse sentido, isso pode envolver desde estratégias de marketing específicas até a criação de experiências de marca únicas.

Quanto custa construir uma marca?

Determinar o investimento adequado para a construção da sua marca é o primeiro passo rumo à conclusão do seu objetivo.

Afinal, para garantir uma criação de marca eficaz e duradoura, você precisa investir em pesquisa de mercado, design profissional e estratégias de comunicação.

Sendo assim, o investimento necessário para construir uma marca pode começar por R$ 3.000,00 e ultrapassar R$ 40.000,00.

No entanto, é você quem decide a solução que vai adquirir conforme o estágio do seu negócio.

Inclusive, digo isso porque um negócio que está começando pode investir menos e depois ir melhorando a marca.

Como se chama quem cria uma marca?

Os profissionais responsáveis pela criação de marcas são conhecidos como estrategistas de marca ou, em inglês, brand strategists.

Desse modo, esses especialistas mergulham nos valores da empresa, compreendem o mercado e desenvolvem estratégias que ajudam a marca a se destacar.

Inclusive, a colaboração conjunta com designers gráficos e especialistas em marketing é comum, a fim de buscar um resultado integrado e coeso.

Como criar uma marca do zero?

Passos importantes que você precisa seguir no início são: Identificar um nicho único, entender as necessidades do público e comunicar de maneira eficaz.

Porém, o processo vai além e envolve a criação de uma identidade visual forte, uma mensagem envolvente e a construção de uma presença online.

Transformando um nome em uma narrativa memorável

A criação de marca é uma jornada estratégica que combina arte e ciência. Afinal, não pense que não há muita ciência por trás de marcas de sucesso.

Inclusive, conhecendo todos os elementos que compõem a criação de marca e sua gestão, as empresas podem forjar uma identidade forte que ressoa com seu público-alvo.

A propósito, este é o centro de uma estratégia de branding eficiente, que eleva a marca de “uma empresa comum” a uma narrativa envolvente e memorável.

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