doux marketing

Tendências do trabalho remoto: perspectivas para 2024

tendências do trabalho remoto

Tendências do trabalho remoto, após o ano de 2020, começaram a se concretizar de forma mais acelerada e notável, apesar de o trabalho remoto já existir antes da pandemia.

Inclusive, segundo os dados do relatório sobre trabalho à distância elaborado pela startup Revelo, essa forma de trabalho permanece em alta, mesmo após o término do isolamento.

Além disso, a pesquisa, realizada com 537 profissionais e 35 empresas, revelou um aumento significativo de 434% no número de trabalhadores em regime de home office.

É por isso que resolvemos trazer neste artigo as tendências do trabalho remoto para 2024.

Se isso é do seu interesse, aproveite e continue a leitura!

Qual a tendência do home office?

Iniciando o papo sobre as tendências do trabalho remoto – home office:

Apesar de o home office ter sido implementado em muitas empresas devido à pandemia, a tendência é que ele continue sendo praticado por muitas delas mesmo após o fim do isolamento – e continue em crescimento.

Inclusive, isso é o que mostra um estudo da FGV: Independentemente do vírus, a modalidade home office tende a crescer 30% nos próximos meses.

Quais são as tendências de trabalho?

Não podemos falar de tendências de trabalho sem citar a Inteligência Artificial.

Isso porque ela continuará trazendo mudanças em termos de: Necessidade de treinamento, busca por saúde mental e prioridade às softskills. Entenda abaixo.

  • Necessidade de treinamento vai aumentar: Mais trabalhos serão automatizados, substituídos por robôs ou facilitados pela IA. Então, os profissionais precisarão se preparar para lidar com essas ferramentas e, sobretudo, para adquirir novas habilidades e continuarem essenciais em atividades que os robôs não fazem;
  • Prioridade às softskills: As habilidades interpessoais (comportamentais) passam a ser mais importantes no mundo do trabalho. Algumas delas são: Relacionamento, inteligência emocional, comunicação, flexibilidade e pensamento crítico;
  • Busca por saúde mental vai crescer: Com a tecnologia, as pessoas estarão mais voltadas para dentro; nesse contexto em que estamos, os problemas emocionais ficarão mais evidentes e difíceis de serem ignorados. Inclusive, depressão, ansiedade e burnout vêm aumentando.

Mas essas não são as únicas tendências. Continue lendo e entenda melhor!

Qual o futuro do trabalho remoto?

O que aconteceu com a pandemia foi que ela acelerou uma tendência que já estava em ascensão antes de 2020.

Inclusive, isso evidenciou os benefícios do home office para trabalhadores e empresas.

Por isso, a seguir, apresentamos algumas tendências esperadas para o trabalho remoto em 2024. Confira:

1.Ingresso expressivo da Geração Z no mercado

De acordo com a Forbes, estima-se que a Geração Z representará aproximadamente 23% da força de trabalho global em 2024. Com isso, as empresas precisam estar atentas às suas particularidades e aspectos geracionais.

Inclusive, a Geração Z é conhecida por sua diversidade étnica, sendo mais de 50% de origem não branca. Dessa forma, enfrentando os efeitos da discriminação, essa geração chega ao mercado de trabalho com demandas por igualdade e bem-estar.

Além disso, a Geração Z é associada ao potencial criativo, crescendo em um ambiente conectado à internet e redes sociais. Assim, se destacam não só pela adaptação ao trabalho remoto, como também pela capacidade de propor soluções inovadoras.

Sobretudo, é uma geração preparada para enfrentar desafios, não se conformando com os modelos tradicionais de trabalho.

2.Experiências de trabalho mais humanizadas

Com a ascensão do trabalho remoto durante a pandemia, trabalhadores e empresas perceberam melhorias na produtividade devido ao bem-estar promovido por esse modelo de trabalho. E, em 2024, isso vai se fortalecer.

Assim, o foco estará em estratégias que equilibrem a vida profissional e pessoal. E, com o trabalho remoto, os colaboradores têm maior autonomia para gerenciar seus horários, mais tempo para o lazer, cuidado da saúde e a prática de atividades prazerosas e saudáveis.

Inclusive, a cultura empresarial deve se concentrar na qualidade de vida dos trabalhadores, respeitando seus limites. Afinal, as empresas reconhecem que colaboradores satisfeitos, bem remunerados e com maior autonomia refletem esse bem-estar no ambiente de trabalho.

Além disso, aqui na doux, consideramos as tendências de trabalho e notamos que o trabalho remoto é a modalidade com mais benefícios para nossa equipe. E desde o início, batemos na tecla da importância de termos maior qualidade de vida no trabalho.

3.Semana de trabalho de 4 dias

E as utopias?

A semana de trabalho de 4 dias já é uma realidade em algumas empresas, tanto no Brasil quanto no mundo.

Inclusive, a ideia é criar um ambiente de trabalho livre de sobrecargas, maximizando a produtividade dos colaboradores, que se tornam mais motivados em um esquema de 4 dias de trabalho.

Além disso, a semana de trabalho de 4 dias é uma resposta às preocupações ambientais. Assim, com menos veículos em circulação e menor uso de recursos como energia elétrica, há uma redução no consumo de recursos naturais e na poluição.

4.Ambientes de trabalho mais descontraídos

O trabalho remoto pode se desdobrar no modelo híbrido, onde os colaboradores comparecem presencialmente alguns dias por semana ou em momentos específicos.

Assim, nessas reuniões presenciais, os tradicionais escritórios com uma estética séria e formal perdem espaço para ambientes mais descontraídos.

Novamente, o foco está no bem-estar dos colaboradores, permitindo momentos de descontração durante os intervalos e incentivando um ambiente amistoso entre colegas de trabalho.

5.Flexibilidade

Por fim, a flexibilidade, seja de horário, seja na eliminação de barreiras geográficas, desponta como uma tendência importantíssima.

Afinal, tanto trabalhadores quanto empresas percebem que o desempenho no trabalho varia de um dia para o outro.

Daí a importância da flexibilidade de horário, proporcionando aos colaboradores a capacidade de definir seus próprios horários.

Além disso, a flexibilidade abre a possibilidade de os funcionários trabalharem de qualquer lugar do mundo, fomentando o nomadismo, uma tendência que perdura há anos.

Aliás, quando vislumbramos o futuro do trabalho remoto, a doux oferece um modelo de trabalho que proporciona toda essa liberdade aos colaboradores, resultando em maior produtividade e na entrega de trabalhos de qualidade.

Quais as principais tendências para o mercado de trabalho?

Algumas das principais tendências para o mercado de trabalho são:

  • Anywhere office;
  • Aprendizado contínuo ao longo da vida;
  • Novas habilidades profissionais serão exigidas;
  • Crescimento do trabalho informal.

E essas não são as únicas, mas é sempre bom ficar atento.

Inclusive, aqui neste artigo eu explico um pouco mais sobre o descontentamento com o modelo de trabalho tradicional, que também impulsiona a migração para outros modelos.

Por que o trabalho remoto é bom?

Após a experiência em larga escala do trabalho remoto, imposta pela pandemia, ficou claro para trabalhadores e empresas que há muitos benefícios ao adotar o home office.

Inclusive, pesquisas recentes indicam sua contribuição para a construção de uma relação mais equilibrada com o trabalho, elevando os níveis de bem-estar e reduzindo o estresse.

E, entre os benefícios para os colaboradores, destaca-se a economia de tempo, especialmente nas grandes cidades, onde os deslocamentos consomem uma parcela significativa do dia.

Assim, essa economia se traduz em mais oportunidades de lazer, tempo de qualidade com a família e redução de gastos.

A Europa e os EUA estão mais avançados no trabalho remoto. Porém, conforme dados recentes do IPEA, mais de 20% dos trabalhadores brasileiros poderiam desfrutar do home office, ocupando posições que permitiriam a transição para um modelo remoto ou híbrido.

E aí, que tal? É de se pensar, não é?

Muitas das tendências do trabalho remoto já são realidade atualmente.

Mas me conta, já está por dentro das tendências do marketing digital para 2024?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *