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Gestor de tráfego local: profissão em alta

gestor de tráfego local

Gestor de tráfego local é um profissional essencial (e não é exagero dizer isso), sobretudo na era digital, em que a visibilidade online se tornou decisiva para o sucesso de qualquer negócio.

Nesse contexto, hoje, inúmeras empresas locais querem conquistar o universo da internet, e é aí que entra o gestor de tráfego local.

Mas afinal, o que faz esse profissional e como é possível trilhar um caminho de sucesso na publicidade online?

Continue a leitura e entenda!

Gestor de tráfego local:

O que faz?

O gestor de tráfego local é o responsável por direcionar a audiência certa para os negócios locais.

Nesse sentido, seu trabalho visa colocar a empresa no radar dos clientes na internet, destacando-a perante a concorrência, através de plataformas como Google, Facebook, LinkedIn e outras.

Inclusive, seu trabalho vai desde a criação de campanhas publicitárias segmentadas até a otimização de anúncios, englobando, assim, ajustes no design, na copy e na estratégia.

Entenda melhor abaixo o que ele realiza:

1.Planejamento de campanhas

Desenvolve estratégias de mídia paga alinhadas aos objetivos de marketing da empresa e adaptadas para o mercado local.

2.Pesquisa de palavras-chave e público-alvo

Realiza pesquisa de palavras-chave relevantes para a área geográfica específica e identifica o público-alvo local.

3.Seleção de plataformas de anúncios

Escolhe as plataformas de anúncios mais apropriadas para atingir o público local, como Google Ads, Facebook Ads, entre outras.

4.Configuração de campanhas

É sobre criar e configurar campanhas de anúncios, definindo orçamentos, segmentação demográfica e geográfica, lances e outros parâmetros.

5.Otimização de desempenho

Monitora o desempenho das campanhas em tempo real e realiza ajustes contínuos para otimizar os resultados, como ajustar lances, modificar segmentações ou criar novos anúncios.

6.Análise de dados

Analisa dados de desempenho, como taxas de cliques (CTR), custo por clique (CPC), conversões e retorno sobre o investimento (ROI), para avaliar a eficácia das campanhas.

7.Testes A/B e experimentação

Realiza testes A/B para avaliar diferentes elementos dos anúncios, como copy, imagens e chamadas para ação, e aplica as mudanças exigidas para melhorar o desempenho.

8.Relatórios e comunicação

Prepara relatórios regulares sobre o desempenho das campanhas e comunica os resultados e insights para a equipe de marketing ou clientes.

9.Acompanhamento de tendências do mercado local

Se mantém atualizado sobre as tendências locais, eventos e comportamentos do consumidor que possam influenciar as estratégias de mídia paga.

10.Colaboração com outras equipes

Trabalha em estreita colaboração com equipes de marketing, design e conteúdo para garantir consistência nas mensagens e na aparência dos anúncios.

Quanto cobra um gestor de tráfego local?

Os honorários de um gestor de tráfego local podem variar muito, dependendo da experiência, do escopo do trabalho, entre outros.

No entanto, os valores podem oscilar em média entre R$ 1.000 e R$ 5.000 por mês, e projetos mais complexos podem justificar remunerações mais altas.

Como ser um gestor de tráfego para negócio local?

Para seguir o caminho de um gestor de tráfego local, é importante adquirir conhecimentos sólidos em marketing digital, publicidade online e análise de dados.

Dessa forma, certificações em plataformas como Google Ads e Facebook (Meta) Ads também agregam valor, fornecendo as habilidades técnicas necessárias para otimizar campanhas.

Inclusive, as certificações do Google são gratuitas; já as do Facebook (Meta) Blueprint são pagas.

Onde trabalha um gestor de tráfego?

O gestor de tráfego local pode atuar de forma independente, prestando serviços para diversos clientes, ou integrar a equipe de uma agência de publicidade ou marketing digital.

Afinal, a versatilidade desse profissional permite que ele esteja presente em diferentes contextos, adaptando-se às necessidades específicas de cada negócio.

Quanto ganha um gestor de tráfego por mês?

Os ganhos mensais de um gestor de tráfego estão diretamente relacionados à sua experiência, à quantidade de clientes atendidos e valores gerenciados.

Assim, em início de carreira, os rendimentos podem variar entre R$ 1.000 e R$ 5.000 em média, mas profissionais consolidados têm potencial para ultrapassar a marca dos R$ 10.000 mensais.

Como um gestor de tráfego ganha dinheiro?

A principal fonte de receita para um gestor de tráfego local é a prestação de serviços de publicidade online.

Além disso, alguns profissionais optam por receber uma porcentagem do orçamento e até mesmo dos ganhos da campanha publicitária, incentivando-os a maximizar os resultados para os clientes.

O que é preciso para ser um?

Ser um gestor de tráfego eficiente exige uma combinação de habilidades analíticas, criatividade e compreensão do comportamento do consumidor.

Além disso, estar atualizado com as tendências do marketing digital e possuir uma abordagem estratégica são fundamentais para alcançar o sucesso nesse campo.

A sugestão, se você quer começar, é buscar conhecimento gratuito, como nos cursos online de empresas consolidadas e nos canais do Youtube de profissionais qualificados.

Qual o salário mínimo dele?

Embora não haja um salário mínimo para ser gestor de tráfego, sua remuneração está ligada ao valor que ele agrega aos negócios locais.

Assim, profissionais qualificados têm a capacidade de negociar honorários mais elevados, refletindo seu impacto positivo nas estratégias de marketing.

No entanto, existem gestores que começam cobrando até mesmo R$ 500,00 pelo gerenciamento e monitoramento das campanhas, embora não seja o indicado.

Quantos clientes um gestor de tráfego pode ter?

O número de clientes que um gestor de tráfego pode atender varia conforme sua capacidade de gerenciar campanhas de forma eficaz e eficiente. Por exemplo, 10 clientes mensais.

Encontrar o equilíbrio entre qualidade e quantidade é essencial para garantir resultados excepcionais a cada cliente.

Como conseguir clientes sendo gestor de tráfego?

Construir uma carteira de clientes como gestor de tráfego local requer proatividade e autogestão.

Nesse sentido, estratégias como networking, presença online sólida e depoimentos positivos dos clientes anteriores são as chaves para atrair novos negócios.

Inclusive, nos grupos do Facebook/Meta há muitas oportunidades disponíveis vindas de quem precisa de gestores – sem esquecer também o Linkedin.

Conquiste seu espaço no ambiente digital

Ser um gestor de tráfego local vai além de gerenciar anúncios online. Afinal, requer um conjunto diversificado de habilidades e uma compreensão profunda do mercado local.

Inclusive, à medida que empresas buscam conquistar espaço no ambiente digital, o gestor de tráfego se consolida como um aliado indispensável para o seu sucesso online.

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