Agência de publicidade:
Ela constrói narrativas envolventes que impulsionam as marcas em direção à visibilidade, destaque e crescimento.
Neste artigo, você vai entender as complexidades de uma agência de publicidade, desde suas funções, até algumas questões que a tornam essencial na comunicação e no marketing.
Se o tema lhe interessa, aproveite e continue a leitura!
O que faz uma agência de publicidade?
Uma agência de publicidade não lida apenas com anúncios.
Ela lida com criatividade, pesquisa de mercado, análise de concorrência e uma compreensão profunda do público-alvo das campanhas.
Cada campanha é uma narrativa construída com cuidado, para expor produtos e criar conexões emocionais com os consumidores.
Qual o valor de uma agência de publicidade?
Uma vez que a agência de publicidade oferece trabalho especializado, insights estratégicos e até mesmo gera um diferencial competitivo, o valor que ela entrega é alto.
No entanto, o investimento pode partir de R$ 2.500,00 e ir até R$ 10.000,00 – o que compensa, pelas estratégias e técnicas extremamente direcionadas e eficazes.
No plano de marketing 360, nós também cuidamos da parte de comunicação, que engloba publicidade e propaganda. O trabalho é completo para que você atinja os resultados almejados. Aliás…
Qual a diferença entre agência de marketing e publicidade?
É importante esclarecer as diferenças entre marketing e publicidade, ainda mais por eles serem utilizados de forma intercambiável:
Marketing é uma área de negócios; já publicidade é uma área de comunicação social.
As agências de marketing cuidam da gestão de preços, da criação e distribuição de um produto, do relacionamento com os clientes – e, também da publicidade, que é uma parte da comunicação (promoção).
Já as agências de publicidade são mais focadas em comunicar e promover ideias, produtos e serviços. Por isso, criam mensagens persuasivas em comerciais, posts em redes sociais e trabalham com assessoria de imprensa.
Marketing e publicidade não são separados, mas sim interconectados em termos estratégicos.
Como é a equipe de uma agência de publicidade?
Por trás de cada campanha de sucesso, existe uma equipe desempenhando papéis especializados.
Nos cargos de uma agência, podem estar: Diretor de arte, designer gráfico, roteirista, videomaker, redator/copywriter, social media, gestor de projetos e atendimento.
A harmonia entre esses diferentes talentos é decisiva para gerar impacto e resultados.
Como funciona uma agência de publicidade?
Uma vez que a agência planeja, cria e executa campanhas para outras empresas, ela precisa de um time comprometido a entregar algo de valor ao cliente, e que saiba da importância de fazê-lo.
A empresa-cliente solicita o trabalho de uma agência e, após fecharem o contrato, começam as pesquisas para obter os resultados que o cliente desejava quando a contatou. Depois, começa a criação.
Hoje, tudo mudou bastante com as agências digitais (inclusive de marketing digital), que passaram a fazer as campanhas de marketing e de publicidade para um público hiper conectado.
Nesse contexto, é preciso dar maior atenção à análise de dados, Inteligência Artificial e métricas digitais – o que faz aumentar o conhecimento necessário para chegar nos objetivos do cliente e da agência.
Aproveite e confira algumas áreas que desempenham um papel decisivo no dia a dia de uma agência:
Planejamento e estratégia
- Identificação do público-alvo: A agência analisa o mercado e define o público que a campanha pretende atingir;
- Definição de objetivos: Estabelece metas claras para a campanha, como aumento de vendas, reconhecimento de marca, etc.
- Análise competitiva: Avalia o cenário competitivo para posicionar a campanha de maneira eficaz.
Criação
- Desenvolvimento de conceitos criativos: Cria ideias e mensagens que serão usadas na campanha;
- Design gráfico: Elabora elementos visuais, como logotipos, imagens e vídeos;
- Redação publicitária: Produz textos persuasivos para diversos meios de comunicação.
Mídia
- Escolha de canais: Define os meios de comunicação mais adequados para atingir o público-alvo (TV, rádio, internet, impressos, redes sociais, etc.);
- Compra de espaço: Negocia e compra espaço publicitário nos meios escolhidos.
Execução
- Implementação da campanha: Lança e veicula os anúncios de acordo com o planejado;
- Monitoramento: Acompanha o desempenho da campanha em tempo real e ajusta conforme necessário.
Avaliação de resultados
- Análise de métricas: Aqui, acontece a avaliação dos resultados da campanha com base em métricas predefinidas (alcance, engajamento, conversões, etc.);
- Relatórios: É feita a elaboração de relatórios detalhados para os clientes, demonstrando o retorno sobre o investimento (ROI).
Relacionamento com clientes
- Atendimento ao cliente: Aqui é realizada a manutenção de uma comunicação constante com os clientes para entender suas necessidades e ajustar estratégias conforme necessário;
- Feedback: Coletamos feedback para aprimorar as próximas campanhas.
Tecnologia
- Aqui, utilizamos ferramentas e tecnologias para análise de dados, automação de processos e otimização de campanhas.
A agência é uma parceira estratégica fundamental
A agência de publicidade é uma parceira estratégica para as marcas que buscam vender a partir de boas narrativas e construir conexões significativas com seu público-alvo.
Hoje, espero que você saia com uma visão mais profunda do papel que seus serviços especializados têm no cenário atual.
Este artigo ajudou? Aproveite e confira os próximos!