doux marketing

Agência de publicidade e sua expertise na comunicação

agência de publicidade

Agência de publicidade desempenha um papel importante no universo empresarial, que é competitivo e está em constante evolução.

Afinal, ela cria anúncios de sucesso e constrói narrativas envolventes que impulsionam marcas em direção à visibilidade, relevância e crescimento.

É por isso que, neste artigo, exploraremos as complexidades de uma agência de publicidade, desde suas funções, até questões que a tornam essencial na comunicação e no universo do marketing estratégico.

Então, aproveite e continue a leitura!

O que faz uma agência de publicidade?

Uma agência de publicidade não é apenas uma criadora de anúncios profissionais; ela cria e gerencia estratégias persuasivas que vão muito além do que vemos.

Nesse contexto, ela lida com criatividade, pesquisa de mercado, análise de concorrência e uma compreensão profunda do público-alvo das campanhas.

Inclusive, cada campanha é uma narrativa cuidadosamente construída, buscando não apenas expor produtos, mas criar conexões emocionais duradouras com os consumidores.

Qual o valor de uma agência de publicidade?

Uma vez que a agência de publicidade oferece trabalho especializado, insights estratégicos e até mesmo gera um diferencial competitivo, o valor que ela entrega é alto.

No entanto, o investimento pode partir de R$ 2.500,00 e ir até R$ 10.000,00, mas compensa, pelas estratégias e técnicas extremamente direcionadas e eficazes.

Inclusive, no plano de marketing 360, nós também cuidamos da parte de comunicação, que engloba publicidade e propaganda. O trabalho é completo para que você atinja os resultados almejados. Aliás…

Qual a diferença entre agência de marketing e publicidade?

Num cenário onde marketing e publicidade são muito utilizados de forma intercambiável, é importante esclarecer suas diferenças: Marketing é uma área de negócios; já publicidade é uma área de comunicação social.

As agências de marketing cuidam da gestão de preços, da criação e distribuição de um produto, do relacionamento com os clientes – e, também da publicidade, que é uma parte da comunicação (promoção).

Já as agências de publicidade são mais focadas em comunicar e promover ideias, produtos e serviços. Por isso, criam mensagens persuasivas em comerciais, posts em redes sociais e trabalham com assessoria de imprensa.

Assim, é possível dizer que marketing e publicidade não são entidades separadas, mas peças interconectadas em termos estratégicos.

Quanto lucra uma agência de publicidade?

A margem de lucro de uma agência de publicidade costuma ficar entre 12 e 15%, segundo gestores financeiros. Isso significa que, a cada 100 mil reais faturados, de 12 a 15 mil são lucro.

É claro que existem agências com lucratividade de 30%, mas chegar nesse patamar requer um longo percurso de muito estudo e trabalho.

Não é impossível. Só é um pouco trabalhoso, mas é super factível – e recompensador.

Quais os cargos de uma agência de publicidade?

Por trás de cada campanha de sucesso, existe uma equipe multidisciplinar desempenhando papéis especializados.

Nesse contexto, os cargos de uma agência são: Diretor de arte, designer gráfico, roteirista, videomaker, redator/copywriter, social media, gestor de projetos e profissionais de atendimento.

Vale ressaltar que a sinergia entre diferentes talentos é decisiva para a criação e execução eficaz de campanhas publicitárias impactantes.

Lembre-se: Cada cargo de uma agência contribui de maneira única para a narrativa geral, exemplificando a importância da colaboração entre a equipe.

Como funciona uma agência de publicidade?

Uma vez que a agência planeja, cria e executa campanhas para outras empresas, ela precisa de um time comprometido a entregar algo de valor ao cliente, e que saiba da importância de fazê-lo. Por isso, todas as “peças” desta criação são importantes.

Assim, a empresa-cliente solicita o trabalho de uma agência e, após fecharem o contrato, começam as pesquisas para obter os resultados que o cliente desejava quando a contatou. Depois, começa a criação.

No entanto, hoje, tudo mudou bastante com as agências digitais (inclusive de marketing digital), que passaram a fazer as campanhas de marketing e de publicidade para um público hiperconectado.

Hoje, é preciso dar maior atenção à análise de dados, Inteligência Artificial e métricas digitais – o que faz aumentar o conhecimento necessário para chegar nos objetivos do cliente e da agência.

Aproveite e confira algumas áreas que desempenham um papel decisivo no dia a dia de uma agência:

Planejamento e estratégia
  1. Identificação do público-alvo: A agência analisa o mercado e define o público que a campanha pretende atingir;
  2. Definição de objetivos: Estabelece metas claras para a campanha, como aumento de vendas, reconhecimento de marca, etc.
  3. Análise competitiva: Avalia o cenário competitivo para posicionar a campanha de maneira eficaz.
Criação
  1. Desenvolvimento de conceitos criativos: Cria ideias e mensagens que serão usadas na campanha;
  2. Design gráfico: Elabora elementos visuais, como logotipos, imagens e vídeos;
  3. Redação publicitária: Produz textos persuasivos para diversos meios de comunicação.
Mídia
  1. Escolha de canais: Define os meios de comunicação mais adequados para atingir o público-alvo (TV, rádio, internet, impressos, redes sociais, etc.);
  2. Compra de espaço/tempo: Negocia e compra espaço publicitário nos meios escolhidos.
Execução
  1. Implementação da campanha: Lança e veicula os anúncios de acordo com o planejado;
  2. Monitoramento: Acompanha o desempenho da campanha em tempo real e ajusta conforme necessário.
Avaliação de resultados
  1. Análise de métricas: Aqui, acontece a avaliação dos resultados da campanha com base em métricas predefinidas (alcance, engajamento, conversões, etc.);
  2. Relatórios: É feita a elaboração de relatórios detalhados para os clientes, demonstrando o retorno sobre o investimento (ROI).
Relacionamento com clientes
  1. Atendimento ao cliente: Aqui é realizada a manutenção de uma comunicação constante com os clientes para entender suas necessidades e ajustar estratégias conforme necessário;
  2. Feedback: Coletamos feedback para aprimorar as próximas campanhas.
Tecnologia
  1. Aqui, utilizamos ferramentas e tecnologias para análise de dados, automação de processos e otimização de campanhas.

A agência é uma parceira estratégica fundamental

A agência de publicidade é uma parceira estratégica fundamental para as marcas que buscam vender produtos e construir conexões significativas com seu público-alvo.

E, hoje, espero que tenha conseguido fornecer uma visão mais profunda do papel dos serviços especializados no cenário de negócios e marketing.

Agora, me conta: Este artigo ajudou? Aproveite e confira os próximos!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *