Tendências da IA nos negócios é um tema recorrente. Afinal, com sua rápida ascensão nos últimos meses, muito se fala dela – e não é para menos.
Sendo assim, hoje resolvemos trazer este tema para entendermos melhor as tendências para o futuro no que diz respeito à IA (Inteligência Artificial) nos negócios.
Então, se isso é do seu interesse, aproveite e continue a leitura!
O que é Inteligência Artificial aplicada aos negócios?
Antes de começarmos nosso papo sobre tendências da IA nos negócios, vamos entender melhor como a Inteligência Artificial se aplica a esse universo.
Primeiro, a necessidade e utilidade da IA foram impulsionadas pela transformação digital, que incentivou a adoção de novas tecnologias para redução de custos, melhoria da produtividade e otimização de processos relacionados ao atendimento.
Inclusive, a McKinsey, por meio de sua Pesquisa Global, mostrou que 8 em 10 empresas estão direcionando esforços para abraçar a transformação digital.
Nesse cenário, a indústria de IA se destaca, com previsões de um crescimento exponencial nos próximos anos. Aliás, um estudo da Statista revelou que esse mercado pode faturar cerca de 126 bilhões de dólares até 2025.
Além disso, a pesquisa da McKinsey também destacou que 63% das empresas que adotaram a IA experimentaram um aumento nas receitas, e 44% conseguiram reduzir custos.
Mais números
Agora, uma análise da PwC com executivos demonstrou o seguinte: 54% dos entrevistados afirmaram que algumas formas de IA já aumentaram a produtividade de seus negócios.
Inclusive, líderes empresariais estão utilizando a IA para automatizar processos complexos de tecnologias mais antigas e identificar tendências para embasar decisões estratégicas.
Outro ponto, de acordo com a Narrative Science, é que mais de 60% das empresas com estratégias de inovação estão utilizando a IA para identificar oportunidades em dados que, de outra forma, teriam passado desapercebidas.
Ainda, a aplicação da IA no atendimento ao cliente também é uma realidade, conforme revelado pelo Relatório Zendesk de Tendências da Experiência do Cliente.
Quais as tendências tecnológicas utilizando Inteligência Artificial?
Já que o tema de hoje envolve IA, confira mais tendências tecnológicas relacionadas a ela:
- A IA de aprendizado de máquina (ML) se tornará mais sofisticada. O Machine Learning é a base da IA moderna e continuará a evoluir, permitindo que os sistemas aprendam e se adaptem mais rapidamente, abrindo novas possibilidades em diversos setores;
- A IA se tornará mais acessível, com a diminuição do custo, tornando-a disponível para empresas e indivíduos. Assim, isso impulsionará a inovação e a adoção em escala global;
- Ela se tornará mais humanizada, capaz de entender e responder à linguagem humana de maneira mais natural e eficaz, facilitando a interação entre humanos e IA;
- A IA se tornará mais segura, com um foco crescente na segurança da IA e o desenvolvimento de novas tecnologias e técnicas para proteger os sistemas contra ataques;
- Ela será usada para criar novos produtos e serviços, impulsionando a inovação em diversas áreas.
Quais os impactos da Inteligência Artificial para o mundo dos negócios?
Os impactos da Inteligência Artificial nos negócios são inúmeros. Aproveite e confira os principais:
1.IA Conversacional
IA Conversacional está transformando a interação com os clientes e a automação de processos internos. Afinal, chatbots e assistentes virtuais estão se tornando mais avançados, melhorando o atendimento ao cliente e realizando tarefas autônomas;
2.Personalização com IA
A personalização está se tornando fundamental nas estratégias de negócios. A IA analisa grandes volumes de dados de clientes para criar experiências altamente personalizadas, incluindo recomendações de produtos, conteúdo personalizado e mensagens de marketing direcionadas;
3.Automação inteligente
A automação de tarefas repetitivas baseadas em regras está sendo impulsionada pela IA, economizando tempo e recursos e permitindo que as pessoas se concentrem em tarefas mais estratégicas;
4.Ética e responsabilidade
Com a crescente adoção da IA, surgem questões éticas e de responsabilidade.
Sendo assim, empresas enfrentam pressão para garantir práticas transparentes e justas, e regulamentações mais rigorosas estão sendo desenvolvidas para lidar com questões de privacidade e responsabilidade legal.
5.IA em setores verticais
A IA não é mais uma tecnologia genérica, sendo aplicada de maneira mais específica em setores como saúde, finanças, manufatura e logística.
Viu só?! Você tinha ideia desse panorama?
Quais as tendências para o uso da Inteligência Artificial no futuro?
Outra tendência importante da IA reside na própria capacidade de prever tendências e oportunidades de negócios, o que continuará em ascensão e melhoria.
Nesse sentido, a IA pode analisar dados em tempo real, identificar mudanças nas preferências dos consumidores e prever futuras tendências para ajudar a agir no timing certo.
Assim, essa capacidade de previsão permite que as empresas se adaptem rapidamente às mudanças do mercado e se destaquem da concorrência.
Esse conteúdo te ajudou?
Leia sobre as tendências no trabalho remoto e no marketing.