Estratégia de conteúdo é a chave para transformar as redes sociais em canais de vendas poderosos. E olha só: Se você “acertar a mão”, sua maior preocupação será replicar ao longo do tempo o que deu certo.
A questão é que, criar conteúdos que atraiam, engajem e convertam sua audiência é um desafio que exige planejamento e execução cada vez mais eficazes.
É por isto que decidi escrever este artigo: para você conhecer duas abordagens profissionais de criação de conteúdo – que, juntas, podem gerar ótimos resultados.
Combinando planejamento e execução, essas estratégias têm o potencial de aumentar suas vendas através das redes sociais. Então, aproveite a leitura para começar a gerar resultados reais a partir de agora.
O que é um conteúdo estratégico?
Antes de tudo, afinal, o que é um conteúdo estratégico?
Um conteúdo estratégico é uma forma de comunicação planejada para atingir objetivos reais e específicos, como educar, engajar ou converter um público determinado.
Ele é baseado em dados sobre a audiência – e deve estar alinhado às metas do negócio, garantindo relevância e resultados para a empresa.
Quais são os principais tipos de estratégias de conteúdo?
Existem inúmeros tipos de estratégias de conteúdo, tantos quantos existem experts na área. Mas, hoje, vamos abordar dois tipos de estratégias de conteúdo.
- Método 1: Aqui, decidi abordar o Método Starter, de criação da Ellen Salomão. Por meio dele, criamos conteúdos a partir das dores, sonhos, objeções e crenças da persona, focando nos níveis de consciência da audiência. Pode ser considerado uma parte da próxima técnica.
- Método 2: Na verdade é uma técnica, como falei. O nome é RETINA, criada por Pedro Sobral. Por meio dela, focamos em pilares como relacionamento, engajamento, transformação, interação, níveis de consciência e autoridade para criar uma presença digital consistente – e lucrativa no fim das contas.
Como fazer uma estratégia de conteúdo?
Se a sua intenção é criar uma estratégia de conteúdo, é importante definir os seguintes tópicos:
- Defina objetivos claros (ex.: aumentar vendas, gerar engajamento).
- Estude a persona: Entenda suas necessidades, desejos e dores.
- Escolha os canais adequados (Instagram, blog, e-mail, etc.).
- Planeje o funil e os tipos de conteúdo (educativo, motivacional).
- Crie um calendário editorial para manter a consistência.
- Meça os resultados e ajuste conforme necessário.
Hoje, vamos apenas esclarecer o tema para você entender, porque tão importante quanto isso é definir a persona a partir da qual (e para quem) você vai criar todos os seus conteúdos.
Se precisar, você ainda tem a opção de contar com um estrategista de conteúdo.
O que é um estrategista de conteúdo?
O estrategista de conteúdo é o profissional que planeja, organiza e gerencia conteúdos para atingir objetivos específicos.
Ele alinha a comunicação com as metas da marca e garante que o conteúdo seja relevante, criativo e eficaz. Para isso, ele faz pesquisas, analisa o que está em alta e trabalha com dados e insights.
Se você quer transformar suas redes sociais em máquinas de conexão, engajamento e conversão, aprender com os grandes nomes do marketing digital é essencial.
E, como falei, duas das estratégias mais eficazes no mercado são o Método Starter e a técnica do Pedro Sobral.
Por isso, agora, vamos explorar como essas estratégias funcionam e como integrá-las para criar uma presença digital que comunica autoridade e vende.
Método Starter: guiando o cliente na jornada de compra
O método começa com o mapeamento da persona. Aqui está o que torna essa técnica eficaz:
- Mapeamento da persona: Identifique quem é o seu público ideal, suas dores, sonhos, objeções e crenças.
- Temas de conteúdo: Para cada dor, sonho, objeção e crença, crie três temas de conteúdo. Por exemplo:
- Dor: Preço alto em produtos semelhantes.
- Tema de conteúdo: Comparativos, promoções e dicas de como economizar.
- Níveis de consciência: Produza conteúdos alinhados aos diferentes estágios da jornada do cliente, desde o completo desconhecimento até a decisão de compra.
A grande sacada do Starter é focar em guiar o cliente por todos os estágios da jornada, abordando diferentes áreas de interesse para gerar mais identificação e valor.
Lembra que falei sobre o Starter ser uma parte do RETINA? Então, com essa próxima técnica, sua estratégia fica ainda mais completa, porque aborda também os outros pilares da criação de conteúdo para as redes sociais, como o engajamento.
RETINA: o acrônimo do sucesso nas redes sociais
Enquanto o Starter aborda as dores, sonhos, objeções e crenças da persona para cada tema de conteúdo, a técnica RETINA traz um viés mais interativo. Cada letra do acrônimo representa um pilar do marketing de conteúdo nas redes sociais:
- R (Relacionamento): Conecte-se com o seu público mostrando o lado humano da sua marca. Compartilhe histórias, bastidores, valores e propósito.
- E (Engajamento): Produza conteúdos que chamem a atenção, como memes, curiosidades e tendências. Esses formatos geram mais compartilhamentos e curtidas.
- T (Transformação): Ajude seu público a resolver problemas ou aprender algo novo. Esses conteúdos são salvos para consultar depois.
- I (Interação 1×1): Incentive perguntas e interações diretas, como directs ou respostas nos comentários.
- N (Níveis de consciência): Assim como no Starter, fale sobre dores, sonhos, objeções e crenças da sua persona e mostre como seu produto é a solução.
- A (Autoridade): Demonstre expertise com conteúdos que reforcem sua posição de autoridade no mercado.
O RETINA se destaca porque ajuda a criar uma relação mais próxima com a audiência e promover o crescimento orgânico qualificado.
Como potencializar seus resultados com o conteúdo
A integração dessas estratégias funciona desta forma:
- Comece pelo planejamento com o Starter:
- Mapeie a persona: O que ela ouve e vê, pensa e sente, fala e faz; suas dores e seus ganhos.
- Elenque as dores, sonhos, objeções e crenças da sua persona.
- Organize os temas de conteúdo sobre cada tópico.
- Aplique os elementos da conexão e do engajamento em cada tema:
- Crie variações de tema que se encaixem nos pilares do RETINA.
- Por exemplo: Para o tema “economia”, criar posts que demonstrem a economia alcançada (Transformação), compartilhar histórias de clientes (Relacionamento) e oferecer comparações com memes ou humor (Engajamento) é um caminho possível.
- Monitore e ajuste:
- Analise e monitore o desempenho de cada conteúdo.
- Dê mais espaço ao que performa melhor, mas não abandone os outros aspectos. Um bom mix de conteúdo é essencial.
Saiba que pode contar conosco caso tenha dificuldade de colocar isso em prática!
A força das estratégias juntas
Os dois métodos trazidos hoje são complementares e, quando aplicados em conjunto, ajudam a construir uma presença digital de resultados, principalmente com pesquisa e estratégia.
Adotar essas técnicas ajuda a melhorar a qualidade dos seus conteúdos e aumentar a conexão com sua audiência.
Afinal, marketing de conteúdo não é apenas sobre vender; é sobre criar valor e relacionamentos duradouros.
Esse conteúdo te ajudou?
Então, me conta: Tá pronto para aplicar essas estratégias? Comece a planejar hoje mesmo e verá que não é difícil postar bons conteúdos se tiver planejamento.