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Agência de branding e a construção de uma marca memorável

Agência de branding:

O cenário atual é este: As marcas competem cada vez mais pela atenção e lealdade do consumidor.

Nesse contexto, a agência de branding se torna uma figura estratégica que gera valor para além do visual, criando narrativas que envolvem.

Esse é o universo do branding.

Neste artigo, você vai entender qual a essência de uma agência de branding e sua missão.

O que é uma agência de branding?

Quando pensamos no sucesso de uma empresa, a primeira impressão que vem à mente muitas vezes é sua marca. E, por trás dessa imagem, pode ter uma peça importante no quebra-cabeça do marketing estratégico: A agência de branding.

Ela define e constrói a identidade de uma empresa, indo muito além da criação de logotipos atraentes.

Imagine a agência de branding como os arquitetos do mundo dos negócios. Ela desenha a fachada da marca e projeta os alicerces, incorporando a missão, valores e visão da empresa.

Cada cor, forma e mensagem é escolhida com cuidado para transmitir uma narrativa que ressoa com o público-alvo.

Nota: O branding também é gerenciado em um plano de marketing 360.

Quais são as áreas de uma agência de branding?

Os principais departamentos de uma agência de branding são:

Pesquisa e estratégia de marca

Esse é responsável por pesquisas de mercado, análises competitivas e desenvolvimento de estratégias para posicionar a marca.

Design gráfico e identidade visual

Essa área é encarregada de criar elementos visuais da marca, como logotipos, paleta de cores e tipografia, garantindo consistência visual.

Comunicação e mensagem de marca

Desenvolve mensagens coesas para diferentes plataformas, alinhadas aos valores e identidade da marca.

Publicidade

Aqui, se planeja e executa campanhas publicitárias para promover a marca, utilizando vários canais de comunicação.

Experiência do cliente

Nem sempre está separada das outras áreas, e garante que todos os pontos de contato do cliente proporcionem uma experiência positiva e consistente com a identidade da marca.

Quanto custa um serviço de branding?

Qual é o investimento necessário para transformar uma marca em algo realmente notável, que se sustenta ao longo do tempo?

O valor do branding é variável, dependendo dos serviços contratados e da estratégia adotada.

Porém, em geral, os pequenos empreendedores investem, inicialmente, entre R$3.000 a R$5.000 na intenção de consolidar sua marca no mercado local.

Mas por que esse investimento é tão significativo?

A resposta está na importância do primeiro impacto: Em um mercado saturado, capturar a atenção do público é decisivo.

É nesse momento que a expertise de uma agência de branding ganha destaque.

Qual é o nome do profissional que trabalha com branding?

Dentro dessa jornada de construção de marcas, surge um líder estratégico: O Gerente de Marca, ou Brand Manager.

E, fazendo uma analogia, ele é como se fosse o guardião da essência da marca, garantindo que cada detalhe contribua para contar a história desejada (e que todos na equipe cooperem para isso).

Imagine o Brand Manager como um estrategista no tabuleiro de xadrez: Ele antecipa os movimentos da concorrência e, também, formula uma abordagem única que diferencia a marca no cenário competitivo.

Ele é fundamental para traduzir os valores e propósitos da empresa em uma linguagem visual e emocionalmente cativante.

O que se faz no branding?

No branding, ou gestão de marca, uma série de atividades são realizadas para desenvolver, construir e fortalecer a identidade de uma marca.

O branding visa criar uma percepção positiva e única na mente dos consumidores.

E aqui estão algumas das principais atividades envolvidas:

1.Pesquisa de marca

É sobre compreender a percepção atual em relação à marca, analisar concorrentes e identificar oportunidades para diferenciá-la.

2.Desenvolvimento de identidade visual

Trata-se de criar elementos visuais que representem a marca, como logotipo, cores, tipografia e outros elementos gráficos.

3.Posicionamento de marca

É sobre definir a posição única da marca no mercado, destacando seus valores, benefícios e diferenciais em relação à concorrência.

4.Mensagem da marca

Trata-se de desenvolver mensagens consistentes que comuniquem a essência da marca e ressoem com o público-alvo.

5.Experiência do cliente

Aqui, garantimos que todos os pontos de contato do cliente com a marca proporcionem uma experiência coesa e alinhada com seus valores.

6.Gestão de marca online e offline

É sobre monitorar e gerenciar a presença da marca em diferentes canais, incluindo mídias sociais, websites, publicidade tradicional, etc.

7.Criação de conteúdo

É a construção de conteúdo relevante e envolvente, que reforce a mensagem da marca e conecte-se emocionalmente com o público.

8.Consistência da marca

É sobre manter uma imagem e mensagem consistentes em todas as plataformas (e ao longo do tempo) para construir confiança e reconhecimento.

9.Engajamento do consumidor

Trata-se de interagir com os clientes, ouvir feedbacks e responder de maneira apropriada para fortalecer o relacionamento e construir lealdade.

10.Inovação

Branding também é sobre adaptar a marca de acordo com as mudanças nas preferências do consumidor e as tendências, para se manter relevante no mercado.

11.Proteção da marca

Além de inovar, branding também é sobre monitorar e proteger a marca contra o uso não autorizado e garantir a conformidade com padrões legais e éticos.

Quem faz o branding?

A criação do branding é uma jornada liderada pela equipe de branding.

Cada traço, cada escolha de cor, é uma decisão consciente destinada a transmitir uma mensagem específica.

O resultado, para diferentes empresas, é a personificação visual e emocional de tudo o que o negócio representa, para que seu valor perdure no tempo e deixe um legado.

O que é branding + exemplo

Para compreender o branding na prática, imagine uma marca que vai além da funcionalidade de seus produtos ou serviços: A Apple, por exemplo.

Ela conseguiu estabelecer uma conexão emocional com seu público-alvo, criando uma experiência que vai além da transação comercial.

Mais do que uma empresa de tecnologia, ela é um ícone de design inovador e simplicidade elegante.

O branding da Apple vai além de logotipos e embalagens; é uma expressão de estilo de vida e filosofia de design. Percebe?

Qual a função do branding?

A função do branding é realizar, de forma estratégica, um conjunto de ações alinhadas ao posicionamento, propósito e valores da marca.

Imagine a marca como uma pessoa – o branding é o que forma sua personalidade. Assim, ele visa despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes.

O consumidor não escolhe um produto ou serviço, mas uma experiência que se conecta com suas aspirações e valores.

Aproveite e leia sobre posicionamento e marketing de comunidade.

Uma empresa parceira para uma identidade autêntica e impactante

Uma agência de branding é uma parceira estratégica que direciona a empresa na construção de uma identidade autêntica e impactante.

Cada escolha de cor, cada mensagem definida é uma peça do quebra-cabeça que forma a narrativa da marca.

Investindo em branding, não estamos apenas criando logotipos; estamos moldando histórias que permanecem gravadas na mente do consumidor.

Entendido?

Se este artigo te ajudou, aproveite e leia os próximos!

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